Existe sim um "padrão" de normalidade, que é um norte para que se possam fazer diagnósticos precoces , tão fundamentais para ajudar os pequenos que tem dificuldades no desenvolvimento da fala. Mas cada criança tem seu tempo e seu ritmo.
Andar e falar são habilidades infinitamente complexas e os pequenos concentram todo seu esforço em aprender cada uma dessas funções. As variações são admissíveis e não é preciso desesperar se seu filho tem um ano e meio ou dois e ainda não fala. Possibilite situações em que ele vai precisar falar, entenda que nos comunicamos por necessidade e este será sempre o melhor estímulo.
Sempre me perguntam sobre o que fazer para ajudar os pequenos na
aventura de aprender a falar. Resolvi escrever este post com algumas dicas
práticas para serem usadas no dia a dia. Atitudes simples, que muitas vezes
deixamos de fazer por não conhecer. Muitos casos chegam no consultório de
crianças de 2 ou 3 anos que ainda não falam, e todos se beneficiam muito com
estas atitudes, pois sempre tem alguma coisa que podemos melhorar.
Antes de falar do nosso assunto principal quero ressaltar um ponto
crucial: a FAMÍLIA tem papel fundamental na estimulação da fala das crianças.
Quanto mais a criança for exposta à linguagem, maiores serão as possibilidades
que ela terá de adquirir a própria linguagem. Nunca podemos esquecer que a
linguagem é um fator social: falamos com
alguém; por isso participar de um ambiente comunicativo saudável é determinante
para o desenvolvimento de linguagem infantil.
Vamos às dicas!!
· 1. Utilizamos os mesmos órgãos
para comer e falar, por isso a alimentação tem papel importante no
desenvolvimento da fala, é através da alimentação que se desenvolvem
naturalmente os músculos da face, primeiro pela sucção, no aleitamento materno,
depois na mastigação de alimentos sólidos e sucção de canudos e copos com bico.
Estimule seu filho a mastigar pedaços de alimentos, deixe a papinha de lado!
2. Aproveite os momentos de maior atenção da criança para conversar com ela, usando palavras simples e frases curtas, falando de igual para igual. Fale corretamente e evite diminutivos.
3. A CRIANÇA PRECISA SENTIR A NECESSIDADE DE FALAR. Não a atenda quando ela tentar se comunicar através de gestos e balbucios, mesmo que você saiba exatamente o que ela deseja. Mas tome cuidado aqui, pois muitas vezes as crianças usam um gesto e uma palavra para se expressar durante o período de aquisição.
4. Aproveite as situações cotidianas como a hora do banho e da alimentação, assistir TV, brincar, passear, para dizer o nome e as funções dos brinquedos, objetos, partes do corpo, alimentos. Assim você naturalmente fornece à criança uma quantidade imensa de novas palavras. Repita muitas vezes o mesmo ritual de banho, de alimentação.
5. Devolva sempre as palavras ditas pela criança de maneira correta e em forma de frases, dessa forma ela aprende a usar as palavras que esta aprendendo: por exemplo, ela pediu água: “ága”. Você responde: “Você está com sede? Você quer água?”.
6. Cantar é excelente para estimular o ritmo da expressão verbal. Cante sempre e estimule-a a cantar com você; deixe que ela complete algumas palavras da canção. Não tenha medo de cantar sempre a mesma canção.
7. Mostre interesse pela leitura, interprete histórias. Conte a mesma história várias vezes. A criança não exige uma história diferente por dia. A repetição interpretada com entusiasmo e criatividade prende a atenção, gerando expectativa e previsibilidade, itens importantes no processo comunicativo. Deixe que ela manuseie os livros das histórias já conhecidas e estimule-a a contar a história.
8. A melhor maneira de conversar com uma criança é de frente, face a face.
9. Explore os órgãos usados para a fala (língua, lábios, bochechas), fazendo-a vibrar os lábios, jogar beijos, encher as bochechas de ar, etc. Além de uma divertida brincadeira, este hábito vai colaborar no processo de ajuste motor necessário na fala.
10. Brinque com ela de imitar sons do ambiente e da vida diária, como: Au au (cachorro), Miau (gato), Trrrim (telefone), Toc-toc (batida de porta), entre outros.
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